CAPACETE DE OURO 2015 – E nesta noite de quarta-feira (11/11/2015) tivemos no Espaço do Bosque (São Paulo/SP) a maior premiação nacional do automobilismo! Considerada o “OSCAR” do automobilismo brasileiro, o evento Capacete de Ouro, promovido pela Revista Racing e editora MotorPress chegou à sua 19ª edição em 2015. Ao todo foram 14 categorias (nacionais e internacionais) e a escolha dos vencedores foi feita através de votação por parte da comissão julgadora formada por fotógrafos, jornalistas e especialistas do automobilismo (60 participantes).
Participaram das categorias os pilotos brasileiros que terminaram corridas entre o 1º e 10º lugar, no período de 01/01/2015 a 25/10/2015. Entre os finalistas tivemos Felipe Massa, Felipe Nasr, Tony Kanaan e Helio Castroneves. Além da premiação, foram inúmeras homenagens a grandes pilotos da história, entre eles Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi. Presenças de peso, já que tivemos no palco do evento 5 títulos da F1 e 5 vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis. Além disso tivemos em torno de 500 convidados que prestigiaram uma das melhores edições de todos os tempos.
“Acho que este foi o Capacete de Ouro mais emotivo destes 19 anos de nossa história. Nesta noite vivemos momentos lindos que emocionaram a todos e ficará marcado para sempre em nossa memória. Muito obrigado a estes pilotos, navegadores e especialistas do automobilismo que nos devolveram as lágrimas da emoção relembrando seus atos heroicos” – Isabel Reis, vice-presidente da Motorpress Brasil.
O primeiro a receber homenagem foi Nelson Ângelo Piquet – Nelsinho. O piloto recebeu um capacete de ouro especial em virtude de seu título da Fórmula E – categoria ainda não premiada no evento. Outro Piquet homenageado foi o Nelsão, pela comemoração dos 25 anos da última dobradinha brasileira na Fórmula 1 – Nelson Piquet venceu e teve ao seu lado o grande Roberto Pupo Moreno no Japão em 1990. Sobre a homenagem, Moreno se emocionou e emocionou a todos:
“Basta um desejo para ultrapassar todas as dificuldades. Muito obrigado Nelson, grande irmão” – Pupo Moreno em prantos levou o público às lágrimas.
Entre os grandes momentos da noite, tivemos Emerson Fittipaldi (ao lado de Rogério Raucci) apresentando o maravilhoso projeto “Piloto do Futuro“, que trata de incentivo e apoio aos novos talentos do país (Kart). A parceria com a Dolly, a equipe RR-Racing e a revista Racing é o fator viabilizador da ideia. Outro momento bacana foi o vídeo do atual campeão de Fórmula 1 (Lewis Hamilton) parabenizando os pilotos do Mercedes-Benz Challenge. Ainda, tivemos o lançamento oficial da nova categoria do país, a Formula 7 que fará uma homenagem aos karts mini (1960). Em 2016 teremos a primeira temporada e será disputada no Kartódromo Arena Brasil Kirin em Itu/SP.
E falando agora das premiações, para esta final foram selecionados anteriormente (Fase 1), os 3 melhores de cada categoria. E entre os finalistas foram escolhidos os melhores pela comissão julgadora e receberam os Capacetes de Ouro, Prata e Bronze, conforme as indicações. Entre os destaques tivemos o novo integrante da Fórmula 1, o brasiliense Felipe Nasr ficou com o Capacete de Ouro. Na categoria Fórmula Indy (Top), quem levou o ouro foi o Hélio Castroneves. Na TOP INTERNACIONAL tivemos o Christian Fittipaldi (sobrinho de Emerson). Outro destaque tivemos mais um Piquet, PEDRO Piquet (Filho do Nelson Piquet) e foi indicado/premiado na categoria FÓRMULA 3 BRASIL (pela segunda vez). E finalmente, na STOCK CARA BRASIL, foi escolhido o atual líder e praticamente campeão da categoria, Marcos Gomes (filho do tricampeão da Stock, Paulão Gomes).
“O capacete de ouro é um prêmio que, desde pequeno, quando corrida de kart, sempre sonhei em ganhar. Hoje finalmente consegui realizar esse sonho” – disse Marcos Gomes.
VEJA O RESULTADO COMPLETO – PREMIADOS POR CATEGORIA (CAPACETE DE OURO 2015)
Fórmula 1
Felipe Nasr – Capacete de Ouro
Felipe Massa – Capacete de Prata
Fórmula Indy (Top)
Helio Castroneves – Capacete de Ouro
Tony Kanaan – Capacete de Prata
Top Internacional (DTM, NASCAR, GP2, WEC, F-E, Blancpain Sprint Series, Blancpain Endurance, SuperGT Japonês, Super Formula e United Sports Car)
Christian Fittipaldi – Capacete de Ouro
Lucas Di Grassi – Capacete de Prata
João Paulo Oliveira – Capacete de Bronze
Internacional (Campeonatos da Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Itália e Japão)
Vitor Baptista – Capacete de Ouro
Vinícius Paparelli – Capacete de Prata
Pedro Cardoso – Capacete de Bronze
Stock Car
Marcos Gomes – Capacete de Ouro
Cacá Bueno – Capacete de Prata
Ricardo Maurício – Capacete de Bronze
Fórmula 3 Brasil
Pedro Piquet – Capacete de Ouro
Arthur Fortunato – Capacete de Prata
Matheus Iorio – Capacete de Bronze
Brasileiro de Marcas
Vitor Meira – Capacete de Ouro
Gustavo Martins – Capacete de Prata
Nonô Figueiredo – Capacete de Bronze
Mercedes-Benz CLA AMG Cup
Fernando Júnior – Capacete de Ouro
Adriano Rabelo – Capacete de Prata
Cristian Mohr – Capacete de Bronze
Mercedes-Benz C250 Cup
Peter Michel Gottschalk – Capacete de Ouro
Luiz Sena Jr./Cleiton Campos – Capacete de Prata
Betinho Sartório – Capacete de Bronze
Nacional (F-Truck, BR de Turismo, Porsche GT3 Cup)
Felipe Giaffone – Capacete de Ouro
Paulo Salustiano – Capacete de Prata
Leandro Totti – Capacete de Bronze
Rali (Mundial WRC, Sul-Americano de Rali e Brasileiro de Rali)
Ulysses Bertholdo/Alessander Soares – Capacete de Ouro
Rafael Túlio/Gilvan Jablonski – Capacete de Prata
Toninho Genoin/Maicol Souza – Capacete de Bronze
Off-Road (Dakar, Mundial Cross Country, Rally dos Sertões, Brasileiro de Cross Country, Mitsubishi Cup)
Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin – Capacete de Ouro
Marcos Baumgart/Kleber Cincea – Capacete de Prata
João Franciosi/Rafael Capoani – Capacete de Bronze
Kart
Caio Collet – Capacete de Ouro
Marcel Della Coletta – Capacete de Prata
Olin Galli – Capacete de Bronze
Revelação
Rafael Câmara – Capacete de Ouro
Pedro Braga – Capacete de Prata
Diego Ramos – Capacete de Bronze
Gabriel Crepaldi – Capacete de Bronze
FOTOS DA PREMIAÇÃO
[envira-gallery id=”4796″]
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!