MOTO GP – E após tanta polêmica, agressões verbais, “picuinhas”, troca de “carinhos” e muita briga de bastidores, chegamos ao #TheGrandFinale! O Grande Prêmio de Valência de Moto GP 2015, que recebe o circo pela 17ª vez, todos eles disputados sempre no circuito Ricardo Tormo. O nome do circuito é em homenagem ao piloto espanhol Ricardo Tormo, que venceu o Mundial de 50cc em 1978 e 1981. Além das 15 vitórias em GPs de 50cc, venceu também quatro corridas nas 125cc. A carreira dele terminou em 1984 devido a lesões nas pernas em uma queda durante uma prova. Tormo faleceu em 1998 com leucemia.
Nas estatísticas, Dani Pedrosa (Honda) foi o que mais ganhou em Valência (seis vitórias) Com 3 vitórias temos Casey Stoner. Dos atuais, além de Pedrosa, temos Valentino Rossi (2), Maverick Viñales (2), Mika Kallio (2), Jorge Lorenzo (2), Marc Márquez (2) e Héctor Barberá (2). Nos construtores, desde os motores 4 tempos (2002), a Honda tem oito vitórias, a Yamaha três vitórias e a Ducati duas. A Suzuki tem apenas um 3º lugar em 2007.
Na briga mesmo, temos o espanhol JORGE LORENZO #99 e Valentino Rossi #46, respectivamente com 305 e 312 pontos no mundial de pilotos. Em 2015, Rossi tem 4 vitórias, 1 pole e 15 pódios. Já Lorenzo ganhou 6 vezes, largou em 1º quatro vezes e subiu ao pódio 11 vezes. Tais números são favoráveis ao espanhol em caso de empate em pontos. Veja o vídeo oficial da MotoGP para a chamada do GP de Valência:
E graças ao incidente envolvendo Rossi e Marc Márquez na corrida da Malásia, a situação do italiano não é NADA boa! Os comissários entenderam que Valentino foi o culpado pelo toque e a consequente queda do espanhol da Honda quando disputavam a 3ª colocação na sétima volta (veja mais detalhes e o VÍDEO aqui). Apesar de não ter sido desclassificado durante a prova, foi punido após investigação da direção de prova e largará em ÚLTIMO no GP deste final de semana – para a tristeza geral italiana e felicidade eterna de Lorenzo!
Nas últimas semanas Valentino chegou a dizer que nem participaria do GP final, mas em seguida voltou atrás. Ainda, entrou com recurso no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) para revisão de sua punição. A data final para a decisão é 06/11/2015.
“Ainda estou à espera da decisão do tribunal, mas espero que possa fazer uma corrida normal e lutar pelo título em igualdade de condições com Lorenzo. Vai ser um fim de semana muito intenso e também muito importante. Meu objetivo é trabalhar nas minhas melhores habilidades e com minha equipe, fazer o máximo em cada sessão para chegar à corrida no domingo com tudo. Eu vou tentar fazer o meu melhor na pista” – declarou Valentino Rossi da Yamaha
Já Lorenzo, também entrou com pedido no tribunal, mas claro, o contexto é outro! Se declarando CONTRA qualquer decisão do tribunal a favor de Rossi e argumentando como a decisão pode afetar sua vida e a temporada. Em nota, Lorenzo explica sobre sua decisão:
“O propósito foi, em todo momento, informar ao TAS que havia uma terceira parte que poderia ser prejudicada pela decisão final do árbitro único”.
Seu empresário, Albert Valera, complementa a nota:
“Por obrigação moral, víamos necessidade de informar o tribunal sobre a situação de Jorge como parte afetada em todo esse processo para que o levassem em consideração. Sabíamos que dificilmente nos deixariam participar do processo devido à excepcionalidade do caso. Não era o objetivo incluir Jorge em um caso tão complexo, mas proporcionar informação adicional que pode ajudar o árbitro único a tomar a decisão mais acertada. De forma alguma vamos apresentar recurso. Essa nunca foi a intenção. Nem pedir um aumento da sanção, já que respeitamos a direção de prova e a FIM”.
Em direção inversa, a equipe de Lorenzo e Rossi se posicionou da seguinte forma:
“Não esperávamos a intervenção de Jorge. Ele deveria ter nos avisado antes, como Rossi. Era seu direito, mas não foi legal. Não entendemos a razão do pedido dele” – declarou Meregalli.
FELIZMENTE e para o bem do campeonato, que já perde muito com todo esse tumulto, o TRIBUNAL ARBITRAL negou imediatamente o pedido de intervenção no processo por parte de Jorge Lorenzo! A posição dos membros do tribunal é de que o caso deve seguir sendo avaliando apenas entre Valentino e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), sem intervenções de outras partes.
Enquanto isso, lááááááá nos “cafundós”, Marc Márquez tenta se manter alheio à situação!
“Foi uma semana difícil depois de Sepang! Mas irei dar o meu melhor e deixar tudo isso para trás. Queremos terminar em alta o campeonato, por isso vamos trabalhar muito duro a partir de sexta-feira para obter bons acertos para a moto. Gosto de correr lá (Valência) na frente de muitos torcedores. Só espero que os acontecimentos da semana passada fiquem no passado e que possamos apenas nos concentrar na corrida” – em entrevista, Marc Márquez
Ainda, em virtude de todo esse caos instalado na MotoGP, a cúpula formada por Ezpeleta e Ippolito resolveu CANCELAR a coletiva de imprensa desta quinta-feira (05/11/2015)e CONVOCAR reunião de emergência. Em comunicado a mesma cúpula cita: “Na sequência dos recentes eventos que tiveram lugar no GP da Malásia e após mais desdobramentos ao longo da semana, o Gabinete Permanente da FIM convocou os pilotos e respectivos chefes das equipes da MotoGP para falarem sobre a situação às 12h30 (horário de Brasília) nesta quinta-feira – 05 de novembro. Por este motivo, a conferência de imprensa será cancelada”.
Para que Rossi levante o título de 2015, temos as seguintes combinações:
- Lorenzo tem que chegar ao menos em 9º. Mais que isso, Valentino é campeão independentemente de sua colocação.
- Lorenzo em 1º, Rossi tem que chegar em 2º.
- Lorenzo em 2º, Rossi precisa terminar em 3º.
- Lorenzo em 3º, Valentino pode chegar no mínimo em 6º lugar.
- E se Lorenzo ficar em 4º, o Doutor pode ao menos em 9º.
- Mais combinações? Veja aqui!
Dadas as possibilidades, se realmente o doutor largar da última posição, sinto em dizer que a situação do italiano é praticamente impossível! Digo, PRATICAMENTE! Pois de Valentino Rossi, não se pode duvidar!
Em RESUMO, a corrida promete e MUITO! Não dá para perder!
HORÁRIOS e TRANSMISSÃO
07/11/2015 – Sábado
- MOTO3 – GP de Valência – Classificação – 09:35 – SporTV
- MOTO GP – GP de Valência – TL4 – 10:30 – SporTV
- MOTO GP – GP de Valência – Classificação – 11:10 – SporTV (RESULTADO)
- MOTO3 – GP de Valência – Classificação – 12:00 – SporTV
08/11/2015 – Domingo
- MOTO3 – GP de Valência – Corrida – 08:00 – SporTV
- MOTO2 – GP de Valência – Corrida – 09:20 – SporTV
- MOTO GP – GP de Valência – Corrida – 11:00 – SporTV (RESULTADO)
TEMPO REAL – Acompanhe o treino classificatório!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!