E finalmente retornamos com os roncos, quer dizer, barulhos dos motores da F1. Com um furo no calendário, graças ao cancelamento do GP da Alemanha, o circo desembarca na Hungria – Circuito de Hungaroring – Budapeste. Na corrida que antecede as esperadas férias dos pilotos e equipes, a emoção estará na pista estreita e sinuosa de Hungaroring. A primeira corrida de F1 na Hungria se deu em 1936, no circuito de Népliget (também em Budapeste). Infelizmente no ano seguinte até 1985, não tivemos Grande Prêmio da Hungria. No ano seguinte, 1986, retornou ao calendário, mas já em Hungaroring e foi o LOCAL de um das maiores disputas da categoria – Piquet x Senna. Piquet protagonizou sobre Senna uma manobra considerada por muitos como a maior ultrapassagem da história da Fórmula 1. Jackie Stewart resumiu assim: “Foi como fazer um looping com um Boeing 747”.
https://www.youtube.com/watch?t=97&v=vSR4Xa440MU
É o circuito mais lento da atual F1, possui uma média de apenas 190 km/h e com poucas possibilidade de ultrapassagens devido a ser estreito (em média tem 10 metros de largura). Além disso é disputado sempre durante o verão europeu e apresenta elevadas temperaturas, desta forma é fundamental uma boa participação no treino classificatório. Historicamente, em 13 corridas, o vencedor foi o pole position. Caracteriza-se por ser um circuito lento,
CLASSIFICAÇÃO ATUAL
O campeonato chega a sua metade bem acirrado! Oooooooooooooooquêêêêê! Claro, considerando apenas as Mercedes, a diferença entre o LÍDER (Hamilton) e o LANTERNA (Rosberg) é de apenas 17 pontos! Considerando o resto, Vettel é o único que conseguiu uns pontinhos a mais e tem 135 pontos na temporada! Massa é o 6º com 74 e Nasr é o 11º com 16 pontos e a 1 ponto do TOP 10.
A Mercedes, em sua briga interna, criou um “pacto” entre Hamilton e Nico para evitar maiores problemas entre os pilotos. “Trata-se de um documento que tivemos de assinar. Sobre como devemos nos comportar em pista, principalmente nas largadas e nas ultrapassagens” – declarou o piloto alemão. Seria preocupação com uma possível aproximação da Ferrari, Williams ou Marussia? Hummm… acho que é a falta do que fazer mesmo! #vesh #pegoupesado
Já lá pelas outras tantas, quem está feliz da vida, ao menos enquanto o Banco do Brasil tiver $$$ para bancar, é o brasileiro Felipe Nasr. O piloto, juntamente com seu companheiro de equipe, foi confirmado na equipe Sauber para 2016.
“É ótimo fazer outra temporada na Sauber. A extensão do contrato com a equipe é um passo importante em minha carreira. Até o momento, ganhei muita experiência da perspectiva de pilotagem e também no lado pessoal. Meu objetivo é apoiar a equipe da melhor maneira possível, também no que diz respeito ao desenvolvimento do carro novo” – declara o piloto que em seu ano de estreia marcou pontos em três corridas e em uma delas chegou em 5º lugar.
E as batedeiras elétricas da McLaren utilizarão motores novos e SEM sofrer punição! A equipe, que possui um motor “LIVRE” utilizará no GP da Hungria! Devido traçado mais travado de Hungaroring, a McLaren acha que pode ser a melhor participação da equipe até o momento. Então… FOCO total na Hungria! O “jabá” tem que ser garantido né?
Outra equipe empolgada com o traçado deste final de semana é a Red Bull que não não tem dado asas pra ninguem! Quer dizer, na verdade a empolgação é mais da Renault que da equipe (que já está bem perto de jogar a toalha). Remi Taffin, da montadora francesa, declarou esta manhã:
“A Hungria é muito diferente das três corridas anteriores no calendário. Com muitas curvas de baixa e média velocidade e apenas duas retas curtas, a ênfase está na dirigibilidade em baixa velocidade e na recuperação de energia, em vez de alta velocidade e potência. Temos mantido uma boa confiabilidade da unidade de potencia desde o GP da Espanha, mas temos de continuar a fortalecê-la para melhorar o nosso desempenho corrida após corrida. Esses fatores são fundamentais nas condições difíceis da Hungria, assim esperamos garantir um bom resultado para terminar a primeira parte da temporada”.
Já a Williams, depois das lambanças do GP passado, entende que as atualizações dos carangos até então aplicadas, podem surtir efeitos, bons efeitos, em Hungaroring. Vamos ver como o carro se comporta, absurdamente TORCER para não chover e cruzar os dedos para que as estratégias dos “espertos” da equipe sejam menos erradas! Tanto Massa, quanto Bottas ressaltaram mais uma vez suas preocupações em relação ao desempenho dos carros na chuva!
PROGRAMAÇÃO, HORÁRIOS e TRANSMISSÃO
24/07/2015 – Sexta-feira
- FÓRMULA 1 – GP da Hungria – Treino livre 1 – 05:00 – SporTV
- FÓRMULA 1 – GP da Hungria – Treino livre 2 – 09:00 – SporTV
25/07/2015 – Sábado
- FÓRMULA 1 – GP da Hungria – Treino livre 3 – 06:00 – SporTV
- FÓRMULA 1 – GP da Hungria – Classificação – 09:00 – SporTV
- FÓRMULA 1 – GP da Hungria – Classificação (Q3) – 09:40 – Rede Globo
26/07/2015 – Domingo
- FÓRMULA 1 – GP da Hungria – Corrida – 09:00 – Rede Globo
- FÓRMULA 1 – REPRISE – GP da Hungria – Corrida – 00:00 – SporTV
NOTÍCIAS RELACIONADAS
- FÓRMULA 1 – LUTO! Morre o piloto Jules Bianchi
- PROGRAMAÇÃO DA TV – Corridas transmitidas na TV – 24 a 26/07/2015
- RSS – Feeds de notícias do Tomada de Tempo
- FÓRMULA 1 – Resultado Final – GP da Inglaterra/Silverstone – 2015
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!