Prova de aberturada temporada 2015, expectativa era alta em relação a algumas situações – McLaren+Honda, Sauber+Nasr, Mercedes+Supremacia, Ferrari+Vettel e as evoluções nos motores Ferrari das equipes Ferrari e Sauber.
Já começou mal para Williams, RBR e McLaren. Bottas com dores nas costas e não liberado pela FIA não correu. RBR e McLaren com problemas nos carros de KYVAT (caixa de marcha) e Magnussen (motor), respectivamente. Bom para Nasr que larga na zona de pontuação (10º). McLaren que corre com o motor em modo de segurança no carro de Button.
Que largada foi a de Nasr? Fantástica largada pulando de 10º para 6º. Raikkonen não foi bem e caiu para a 8ª posição. Nesse enrosco ocorre um leve e estranho toque entre Raikkonen, Nasr e Maldonado. O “zé lambança” Maldonado roda e beija a mureta de proteção. O que obrigou a entrada do safety car. Ainda na primeira volta o Grosjean abandona. Lotus com corrida desastrosa. Ericsson, companheiro de Nasr, fez sua primeira parada durante o safety car. Na relargada, Nasr ataca Ricciardo e em uma bela ultrapassagem conquista a 5ª posição. É um piloto realmente agressivo e forte, coloca a faca nos dentes e pisa fundo!
O leitor do portal Gilson Costa comenta:
“13 carros numa corrida permite que qualquer resultado seja possível. A corrida tomou novo formato, equipes se misturaram e podemos até sonhar em ter dois brasileiros nas 4 primeiras posições.” – Gilson Costa
Como era de se esperar as Mercedes somem e abrem MUITO do segundo pelotão, liderado pelo Felipe Massa. Fica bem claro que os motores Ferrari que empurram a equipe da mesma fábrica e a Sauber, melhoraram MUITO em relação aos anos anteriores. Primeiro a parar é Raikkonen da Ferrari e já teve problema na roda esquerda/traseira perdendo um pouco de tempo precioso na briga com a RBR. Massa perde a terceira colocação para Vettel após suas paradas, lamentável! Nasr perde posição para Raikkonen, que para ainda mais um a vez e após ERRO (pra variar) da equipe Ferrari na troca do pneu esquerdo/traseiro, também ABANDONA na volta de retorno. Nasr recupera a 5ª posição e confirma a boa estreia!
Até as 20ª volta, fatos interessantes apenas a perseguição de Raikkonen a Ricciardo e a briguinha medíocre entre Button e Perez. No final da prova Massa mostra uma possível reação para cima de Vettel, mas insuficiente para recuperar a 3ª posição e consequentemente o pódio.
A Sauber já deve estar arrependida de não ter dado a vaga para o holandês Van der Garde. Ericsson em uma pilotagem muito abaixo do esperado. Verstappen após sua parada nos boxes tem algum problema mecânico e é mais um a abandonar.
Final de prova, resultado entre os 11 carros que terminaram é:
1 – Hamilton/Mercedes
2 – Rosberg/Mercedes
3 – Vettel/Ferrari
4 – Massa/Williams
5 – Nasr/Sauber
6 – Ricciardo/RBR
7 – Hulkenberg/Force India
8 – Ericcson/Sauber
9 – Sainz/Toro Rosso
10 – Perez/Force India
11 – Button/McLaren
Abandonaram: Raikkonen, Verstappen, Grosjean, Maldonado, Kvyat e Magnussen
Em relação às expectativas citadas no início deste texto:
- McLaren e a Honda: Decepção, desgosto e vergonha para uma equipe e um fabricante com tanta história. Alonso por um lado deve estar feliz por não ter corrido e TOTALMENTE arrependido pela escolha desta equipe para a temporada. A corrida ao menos valeu para que o carro tenha rodagem, coisa que não conseguiram muito até agora.
- Sauber e Nasr: Estreia muito boa. Mostrou que o carro é bom e Nasr tem muito potencial, confiança e performance.
- Mercedes e a sua supremacia: apenas confirmada!
- Ferrari e Vettel: Em geral a Ferrari em si melhorou muito e já mostra que vai dar realmente trabalho para a Williams nesta temporada. E nesta pista em específico, com
pneus médios a Williams levou porrada volta a volta!
Para saber o que aconteceu nos treinos livres CLIQUE AQUI.
Para ver como foi o grid de largada CLIQUE AQUI.
Próxima etapa: GP da Malásia
Treino Classificatório: 28/03/2015 – 06:00
Corrida: 29/03/2015 – 04:00
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!