Apesar de uma grande torcida, e coloca torcida nisso, para que Vettel conseguisse adiar o título de Lewis Hamilton nos Estados Unidos e depois no México, não foi possível!
Este ano, como dito, Lewis Hamilton acabou sagrando-se campeão – na verdade PENTA CAMPEÃO – novamente, como em 2017, no GP do México!
Mas você se lembra que o inglês já levantou o caneco no Brasil? Sim, em 02/11/2008 pela 18ª e última etapa, Hamilton conquistou seu primeiro título. A etapa ficou marcada como o ano em que pela última vez, um brasileiro chegou MUITO perto de conquistar um título de F1. Falo de Felipe Massa, que mesmo vencendo o Grande Prêmio do Brasil debaixo de muita chuva, ultrapassou a linha de chegada CAMPEÃO, mas na última curva, vimos Lewis Hamilton ultrapassar Timo Glock, assumir a posição que lhe assegurava o título (5º lugar).
O brasileiro venceu a prova, mas o título ficou mesmo com o jovem inglês. Massa terminou o ano com 97 pontos e Lewis com 98! Veja um resumo de 13 minutos da prova aqui:
Mas não foi apenas de Lewis a honra de ser campeão em Interlagos! Nos anos de 2005 e 2006, Fernando Alonso conquistou seus 2 títulos mundiais. Mais especificamente, em 25/09/2005, no Grande Prêmio do Brasil (17ª e antepenúltima etapa), Fernando Alonso sagrou-se o mais jovem campeão da história da Fórmula 1 com 24 anos e 56 dias, e assim tirando o record do brasileiro Emerson Fittipaldi, que foi campeão com 24 anos, 8 meses e 29 dias.
No ano seguinte, ainda na Renault, repetiu o feito e sagrou-se bicampeão na etapa 18 da temporada no Brasil. Na corrida chegou em 2º, exatamente no dia em que Michael Schumacher se aposentou (voltou às pistas em 2010). O brasileiro Felipe Massa venceu a etapa de 2006, depois de 13 anos sem vitória brasileira em Interlagos.
No ano seguinte (2007), foi a vez de Kimi Raikkonen levantar o caneco em Interlagos, novamente última etapa da temporada. O campeonato chegou à etapa brasileira MUITO indefinido e com 3 grandes feras na disputa! Kimi na verdade era o que tinha menos chances de se tornar campeão. Lewis Hamilton liderava o mundial, seguido de Fernando Alonso, mas devido uma combinação de resultados, Raikkonen acabou sendo campeão de 2007!
Para Kimi, uma combinação razoável seria: Vencesse, Alonso não poderia passar da 3ª colocação e Hamilton não atingisse a 5ª posição. Na corrida, Lewis tentou segurar o ímpeto de Alonso, erro a curva, saiu da pista e caiu para 8º. Tempo depois, o inglês teve problemas no câmbio e caiu para 18º. Após corrida de recuperação, apesar de erro estratégico da equipe, Luizinho terminou a prova em 7º! Fernando Alonso terminou a prova em 3º, tudo perfeito para Kimi Raikkonen, que assumiu a ponta na última parada de box e venceu!
Mas… mas… após o término da corrida, tivemos uma investigação – pela direção da prova – em relação aos pilotos Kubica, Rosberg e Heidfeld, que teriam usado combustível adulterado. O trio havia terminado a prova à frente de Hamilton e caso fossem desclassificados ou punidos, automaticamente Hamilton tomara o título de Kimi. Mas, nada aconteceu, nenhuma punição foi aplicada.
E passamos à 2009, temporada com 17 etapas e a prova brasileira sendo a 16ª etapa. O ano foi marcado pelo início avassalador da BrawnGP, equipe que assumiu a Honda F1 e ganhou simplesmente 6 das 7 primeiras etapas da temporada com Jenson Button. Na segunda metade da temporada, as demais equipes começaram a apresentar melhor desempenho, mas não suficiente para tirar o título de Button (1º e último), garantido na etapa em Interlagos, a penúltima etapa. Vettel terminou o campeonato 11 pontos atrás do inglês e ficou com o vice.
E 3 anos depois, em 2012, foi a vez de Sebastian Vettel na Red Bull conquistar seu título em solo brasileiro (25/11). Era o 3º título do alemão e ainda, assumiu o record de mais jovem tricampeão da história. Na corrida, subiram ao pódio Button, Alonso e Massa. Vettel com o 6º lugar, somou pontos suficientes para garantir o campeonato!
Acho que é isso pessoal! Fiquem atentos em todas as informações do GP BRASIL 2018 de F1:
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!