Antes de mais nada, peço aqui desculpas públicas ao nosso colunista da MotoVelocidade, GILSON COSTA, por roubar um pouco do espaço para publicar as palavras abaixo! Mas difícil conter a euforia deste momento! Continuamos, claro, aguardando aquela RESENHA ESPECIAL Gilson! No estilo GILSON, no estilo “Torcedor para Torcedor“!
E vamos lá! Eu até torcia para que o título não viesse neste final de semana! 0_o 0_o 0_o 0_o 0_o
Calma, calma pessoal! Nada contra o grande Marc Marquez! Seria apenas para o bem do campeonato e para termos um pouco mais de emoção nas últimas 3 etapas restantes!
Mas era óbvio! Apenas um milagre poderia ter evitado, e até que quase aconteceu. Dovizioso fez prova fantástica, segurou Marc atrás de sua moto até onde deu (faltando pouco mais de 4 voltas para o fim). E após a ultrapassagem, claro, Dovi não tinha muita opção fora CORRER tudo que a Ducati permitia ou conseguia! E veio a queda, facilitando um pouco a vida de Marc – o que não quer dizer, entregando o título ao garoto!
A Ducati foi guerreira durante todo o ano, Lorenzo que deveria ser o protagonista, acabou se complicando em várias situações! Restou então para Andrea Dovizioso a dura missão de combater e tentar eliminar o favoritismo de Marc e sua Honda! E olha, DOVI foi gigante, cresceu certamente como piloto e pessoa! Amadureceu, aprendeu com acertos e erros. Sua mensagem direcionada ao campeão em sua rede social (Twitter) reflete um pouco disso:
“Parabéns @marcmarquez93 pelo merecido título! Estou muito feliz com as grandes batalhas que tivemos nesta temporada, foi divertido!” – Andrea Dovizioso
O que não tira todo e qualquer mérito de MARC Marquez, já que para garantir o título de campeão por antecipação, teve que superar algumas dificuldades inclusive falhas! Para tal, nas demais oportunidades, garantiu 5 poles (e fora delas 5 vezes na 1ª fila). Em 7 provas ficou com a melhor volta, liderou 121 voltas e claro, VENCEU em 8 oportunidades!
“Eu me sinto tão bem. Eu diria que é um sonho que se realizou, ou melhor, que estou vivendo um sonho. É algo tão especial, aqui junto com minha equipe, todas as pessoas Honda e HRC, minha família e minha equipe. Tem sido uma grande temporada” – Marc Marquez – CAMPEÃO! CAMPEÃO com grandeza, com categoria, com a chamada “faca nos dentes”, garra e superação!
OS FEITOS DE MARC MARQUEZ
Fora isso, Marc ainda tem passa a ter alguns números importantes na história da categoria e carreira:
- O espanhol passa a ser o piloto mais jovem a conquistar 5 títulos na classe RAINHA (MOTO GP) com 25 anos e 246 dias de existência terrena. Anteriormente o record era dele, Valentino Rossi, com 26 anos e 221 dias.
- No mesmo conceito, também passa a ser o mais novo a conquistar 7 títulos considerando todas as classes. O record era de Mike Hailwood, que tinha na época 26 anos e 140 dias de vida.
- MARQUEZ se junta com Rossi, Doohan e Giacomo Agostini, sendo agora os únicos 4 pilotos com 5 ou mais títulos na classe principal.
VICE-CAMPEONATO – FOI O QUE RESTOU!
Matematicamente falando, Dovi (2º), Rossi, Viñales, Cruthlow, Zarco, Petrucci e Lorenzo (8º) possuem chances quanto ao vice-campeonato! Mas por favor, dadas as estatísticas e evidências desta temporada, a disputa ficará mesmo entre Dovizioso e Valentino Rossi, com um leve favoritismo para a Ducati sem dúvida alguma! Mas… quando se fala de Rossi, é bom tomar os devidos cuidados!
Classificação atual da temporada 2018:
1 – Marc MARQUEZ – Honda – SPA – 296
2 – Andrea DOVIZIOSO – Ducati – ITA – 194
3 – Valentino ROSSI – Yamaha – ITA – 185
4 – Maverick VIÑALES – Yamaha – SPA – 155
5 – Cal CRUTCHLOW – Honda – GBR – 148
6 – Johann ZARCO – Yamaha – FRA – 133
7 – Danilo PETRUCCI – Ducati – ITA – 133
8 – Jorge LORENZO – Ducati – SPA – 130
RESULTADO DA CORRIDA – JAPÃO
CALENDÁRIO
Próxima etapa será em Phillip Island / Austrália para a 17ª etapa – 28 de Outubro de 2018. Veja o calendário completo!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!