E neste sábado, como informado em nossa programação, tivemos a tomada de tempo para a definição do grid de largada da 4ª etapa da Fórmula-E 2018 – diretamente de Santiago/Chile. Para quem ainda não acompanha, os treino classificatório na F-E tem 1 hora de duração, os pilotos entram em grupos definidos por sorteio. Cada piloto tem 6 minutos para marcar seu melhor tempo e os 5 melhores são classificados para a SUPER POLE!
Para esta etapa tivemos os seguintes grupos:
GRUPO 1
#9 – Sebastien Buemi – Renault e.dams
#20 – Mitch Evans – Panasonic Jaguar Racing
#23 – Nick Heidfeld – Mahindra Racing
#28 – Antonio da Felix Costa – MS&AD Andretti Formula E
#66 – Daniel Abt – Audi Sport Abt Shaeffler
GRUPO 2
#2 – Sam Bird – DS Virgin Racing
#3 – Nelsinho Piquet – Panasonic Jaguar Racing
#4 – Edoardo Mortara – Venturi Formula E Team
#19 – Felix Rosenqvist – Mahindra Racing
#25 – Jean-Eric Vergne – Techeetah
GRUPO 3
#5 – Maro Engel – Venturi Formula E Team
#6 – Jose Maria Lopez – Dragon
#8 – Nico Prost – Renault e.dams
#16 – Oliver Turvey – NIO Formula E Team
#36 – Alex Lynn – DS Virgin Racing
GRUPO 4
#1 – Lucas di Grassi – Audi Sport Abt Shaeffler
#7 – Jerome D’Ambrosio – Dragon
#18 – Andre Lotterer – Techeetah
#27 – Tom Blomqvist – MS&AD Andretti Formula E
#68 – Luca Filippi – NIO Formula E Team
Após suas tentativas, Nelsinho ficou praticamente todo o treino no TOP5, que lhe daria o direito de passar para a SUPER POLE, mas nos instantes finais, Lotterer conseguiu uma volta VOADORA e empurrou o brasileiro da Jaguar para a 6ª posição. A volta sensacional de Lotterer também tirou o 1º lugar de Lucas Di Grassi que vinha liderando a sessão! Final da primeira parte da classificação e ficamos com a seguinte ordem:
SUPER POLE
Participaram da SUPER POLE: Lotterer, Di Grassi, Bird, Vergne e Buemi, que entraram na pista em ordem invertida!
Buemi entrou na pista, marcou 1m19s.356. Em seguida, mesmo sem uma volta tão expressiva, Vergne assumiu a ponta com 1m19s161. O terceiro a dar sua volta rápida foi S. Bird, mas nem a completou! O piloto da DS Virgin arrebentou o muro e ficou em último!
Na sequência, o brasileiro Di Grassi entrou na pista e marcou 1m19.673 e assumiu o TOP3. Faltava apenas Lotterer, que pelo retrospecto do dia, levaria fácil a pole! Mas, mas… Lotterer, forçando tudo, acabou batendo no muro! Mas como conseguiu, ainda sim, completar a volta, ficou ao menos à frente de Bird.
Resultado da SUPER POLE:
GRID DE LARGADA – COM PUNIÇÕES
E após a punição de Di Grassi (10 posições por troca de equipamento na etapa anterior – Marrocos), ficamos com a seguinte classificação FINAL:
#1 – JEAN-ÉRIC VERGNE – TECHEETAH – 1:19.161
#2 – SÉBASTIEN BUEMI – RENAULT – 1:19.355 – +0.194
#3 – ANDRÉ LOTTERER – TECHEETAH – 1:46.249 – +27.088
#4 – SAM BIRD – VIRGIN DS – SEM TEMPO
#5 – NELSINHO PIQUET – JAGUAR – 1:19.300 – +0.139
#6 – ALEX LYNN – VIRGIN DS – 1:19.447 – +0.286
#7 – OLIVER TURVEY – NIO – 1:19.574 – +0.413
#8 – NICOLAS PROST – RENAULT – 1:19.623 – +0.462
#9 – JOSÉ MARÍA LÓPEZ – DRAGON – 1:19.662 – +0.501
#10 – DANIEL ABT – AUDI ABT – 1:19.726 – +0.565
#11 – MARO ENGEL – VENTURI – 1:19.877 – +0.716
#12 – JÉRÔME D’AMBROSIO – DRAGON – 1:19.923 – +0.762
#13 – LUCAS DI GRASSI – AUDI ABT – 1:19.673 – +0.512
#14 – FELIX ROSENQVIST – MAHINDRA – 1:19.984 – +0.823
#15 – NICK HEIDFELD – MAHINDRA – 1:20.012 – +0.851
#16 – ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA – ANDRETTI – 1:20.132 – +0.971
#17 – EDOARDO MORTARA – VENTURI – 1:20.157 – +0.996
#18 – TOM BLOMQVIST – ANDRETTI – 1:20.422 – +1.261
#19 – LUCA FILIPPI – NIO – 1:31.271 – +12.110
#20 – MITCH EVANS – JAGUAR – 1:40.540 – +21.379
VÍDEO – MELHORES MOMENTOS
Veja os melhores momentos da classificação para a etapa de Santiago:
https://www.youtube.com/watch?v=03oV0Ymzg0w
CORRIDA
A corrida está marcada para as 17:00 (Horário de Brasília) e com transmissão pela Fox Sports desde as 16:00. Veja mais sobre a programação da TV!
VEJA TAMBÉM
- FÓRMULA-E – Resultado Final – Santiago/Chile – 2018
- FÓRMULA-E – Programação, Horários e Transmissão – Santiago/Chile – 2018
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!