E MEU DEUS! O que foi LE MANS 2017? Fantástica, emocionante do início ao fim! Ótimo para mudar a mente dos que pensam que Endurance é chato! Na LMP1 vitória de um carro que andou na 57ª posição após problemas! Na PRO, disputa até a última volta pela vitória, ou seja, após 24 horas de cansaço, adrenalina, os caras ainda tinham força para disputar posição! Brasileiros, nossa, brasileiros! TODOS terminaram e isso é um marco. Ainda, Nelsinho da LMP2 no pódio da GERAL em 3º, Daniel Serra vence na PRO e Pipo Derani em segundo, dobradinha brasileira no pódio! Toyota, que perdeu 2 carros, ainda conseguiu terminar com o #8 de Buemi, mesmo com todos os problemas! É LE MANS minha gente, é garra, força, vontade, competência! São equipes de ALTÍSSIMO desempenho, equipes que superam qualquer outra em qualquer categoria mundial! VIVA! VIVA! VIVA LE MANS!
Na LMP1, com os abandonos dos Toyotas #7 e #9, e os problemas com o #8, a vitória estava mesmo nas mãos da Porsche! O carro de numeral #1 vinha liderando e tudo seguis na linha da grande vitória! Mas, porém, contudo, todavia… LE MANS é LE MANS! Uma falha na pressão do óleo, já no início da manhã, tirou o Porsche #1 de Jani, Lotterer e Tandy da briga.
Sobrou então para a Porsche #2 de Timo Bernhard, Bamber e Hartley garantirem a vitória, mas o pequeno detalhes era a posição em que se encontravam após os problemas no início da corrida. O #2 estava em 57º lugar! UAU! Mas, Porsche é Porsche, Timo é Timo, Bamber é Bamber e Hartley é Hartley! O desempenho do numeral #2 foi simplesmente surpreendente após contornados os problemas e ter recebido a incumbência de salvar a pátria! Faltando apenas 1 hora, assumiu a posição de honra ao ultrapassar o LMP2 de Ho-Pin Tung #38. A fabricante atinge a marca de 19 vitórias em Le Mans! Fechando a LMP1, apenas o Toyota #8 de Buemi terminou, claro em 2º na classe, mas apenas em 9º na geral.
Com os abandonos da LMP1, os carros da LMP2 ganharam destaque! Principalmente com a liderança do Oreca-Gibson #38 (Tung, Oliver Jarvis e Thomas Laurent) da equipe Jackie Chan DC Racing (isso mesmo, aquele ATOR de cinema), grande feito! Eles venceram, obviamente na classe e ficaram em 2º na geral! Outro destaque fica por conta da Rebellion, que liderou boa parte da prova, hora com o carro #31 de Senna, hora com o #13 de Nelsinho Piquet. Mas no final, fantástica posição do #13 que ficou em 2º na classe e subiu ao pódio na GERAL, em terceiro! Great! Great!
Ainda na LMP2, André Negrão com o #35 vinha bem e à frente da Rebellion de Nelsinnho, mas problemas nos freios tiraram as chances de um pódio! Ficaram em 4º na classe e 5º na geral. Já Rubens Barrichello, em estreia na categoria e após problemas nas primeiras horas da prova, ainda terminou em 14º na GERAL e 12º na classe (LMP2), à frente de Bruno Senna que, apesar de liderar grande parte da prova, teve problemas com câmbio e terminaram apenas em 17º na geral e 15º na classe.
E aí vem a LMGTE-PRO! O que foi isso! O que esses caras fizeram nas últimas voltas da prova, após quase 24 horas de corrida, tensão e cansaço? A Corvette #63 vinha liderando, até que o Aston Martin #97 de Daniel Serra, Turner e Adam se aproximou e começou a perseguição! Após várias tentativas, erros e acertos de ambos, na reta de chegada, faltando 1 volta a Aston do time do brasileiro ultrapassou a Corvette e partiu para a vitória! A corvette ainda teve pneu dianteiro esquerdo estourado e conseguiu chegar em 3º, logo atrás do Ford GT de Pipo Derani, brazuka! Na LMGTE-Am, infelizmente, após liderar boa parte da prova, o brasileiro Fernando Rees terminou em último na classe em 49º (último) na geral.
Em resumo, SHOW da Porsche, muita vibração e comemoração no pit-lane, no pódio! Merecido, muito merecido! É isso galera!
ATUALIZAÇÃO em 19/06/2017 (17:00): E a festa brasileira em relação ao 3º lugar na classificação GERAL da 85ª edição das 24 Horas de Le Mans 2017 durou muito pouco! Nesta segunda-feira a organização da prova anunciou a desclassificação do Valliant Rebellion de numeral #13 (LMP2), justamente o conjunto pilotado pelo brasileiro Nelsinho Piquet em conjunto com David Heinemeier Hansson e Mathias Beche. VEJA MAIS AQUI!
VEJA TAMBÉM: As emoções e os sentimentos de um estreante em Le Mans! Veja o que Gilson Costa tem a nos dizer! Fantástico!
VEJA MAIS – LARGADA e as 12 PRIMEIRAS HORAS
RESULTADO FINAL – 24 HORAS LE MANS – GERAL
Devido a desclassificação de Nelsinho (#13), em breve atualizaremos a relação abaixo:
Resultado OFICIAL com mais informações! Clique aqui!
RESULTADO FINAL – 24 HORAS LE MANS – CLASSE
Devido a desclassificação de Nelsinho (#13), em breve atualizaremos a relação abaixo:
Resultado OFICIAL com mais informações! Clique Aqui!
VEJA TAMBÉM
- WEC – 24 HORAS DE LE MANS – Do céu ao inferno, Nelsinho Piquet perde pódio em Le Mans – 2017
- Leia a resenha de Kaiuã Costa, direto do Tomada de Tempo, sobre o azar, maldição, Toyota e Le Mans!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!