E após treinos livres e classificação dominados pela Ferrari, chegamos ao dia da corrida e a história acabou sendo um pouquinho diferente! Na largada… quer dizer, vamos falar um pouco de ANTES da largada! Antes mesmo de completar a volta de apresentação, o inferno astral de Alonso/McLaren começou e já terminou! O bicampeão teve problemas com o projeto de carro da McLaren e encostou antes mesmo de alinhar! Êêêê laiá!
Mais uma volta de apresentação foi dada e no apagar das luzes, largaram para a 4ª etapa de 2017! Alí começou o troco da Mercedes para cima da Ferrari, mas a estrela foi Valtteri Bottas! O piloto da Mercedes deu o PULO DO GATO para cima de Vettel e Kimi Raikkonen, ultrapassando ambos ainda na curva #1. Lewis, largando no lado sujo,não conseguiu a mesma proeza e continuou em 4º.
[envira-gallery id=”13552″]
A volta #1 não foi tranquila… ao menos para Stroll, Grosjean e Palmer. O piloto da Williams acabou rodando sozinho e foi lá para o final do pelotão, seu lugar por direito e competência. Já Grosjean e Palmer se tocaram na curva #2 e foram para o MURO! Safety-car na pista!
Na 4ª volta tivemos a relargada! Bottas na tentativa de abrir para Vettel e Hamilton na tentativa de chegar em Kimi. Massa vinha em 6º lugar, atrás de Max Verstappen que fez ótima largada. Atrás de Massa tínhamos Ricciardo, que na volta seguinte abandonou com problemas nos freios da sua Red Bull. Ano complicado para Ricciardo até então.
E da volta 6 até o final uma prova de dar aquele soninho, um pouco diferente das demais provas do ano até agora. Praticamente sem ultrapassagens, até mesmo nos pelotões de trás. Bottas conseguiu controlar bem o equipamento durante a primeira parte da corrida e mostrava superioridade com os pneus ultramacios. Luizinho com problemas de temperatura do carro o tempo todo, uma vez ou outra demonstrava aproximação para cima de Kimi, mas nada que pudesse incomodar o piloto da Ferrari.
Passamos a ter um pouco de esperança, de uma prova mais calorosa, após as paradas de boxes e quando todos praticamente colocaram pneus supermacios. Exceto, claro, quanto a Williams, que mais uma vez fez besteira e antecipou demais a parada de Massa! Na segunda parte da corrida, visivelmente, a Ferrari retomava o desempenho dos treinos com pneus supermacios. Vettel passou a caçar Bottas e Kimi abria tranquilamente de Hamilton!
Com um erro de Bottas, travando os pneus, a chances de Vettel vencer aumentava. Mas não foi isso que aconteceu! Bottas conseguiu segurar bem a ponta, Vettel até chegou próximo (1seg) nas últimas 2 voltas, mas sem chances de ultrapassagem. A situação piorou quando o brasileiro Felipe Massa ainda o atrapalhou faltando algumas curvas. Kimi veio no balaio e Hamilton logo atrás. Max, o melhor do resto do mundo fechou em 5º.
Por fim, Valtteri Bottas conquistou a sua primeira vitória na F1 e com todo o merecimento do mundo! Bateu a equipe que dominou todo o final de semana! A F1 conhece o 107º vencedor em sua história. Vettel fechou em segundo lugar, e dentro do contexto, deve estar feliz, principalmente pela situação de Hamilton na etapa.
Sergio Pérez fez boa prova, chegando em 6º. Em seguida tivemos Ocon, outro Force India, seguido de Hulkenberg, Felipe Massa (“culpa” de um pneu furado) em 9º e Carlos Sainz fechando o TOP 10.
No campeonato, Vettel abre 13 pontos para Hamilton e Bottas chega no companheiro (10 pontos atrás). Segue resultado final do GP da Rússia 2017. Parêntese: Espero que nenhum leitor RECLAME aqui, que descobriu o resultado da corrida APENAS no final da matéria! tsc tsc tsc! SIM, é NO FINAL que se coloca o FINAL! #sorry #desabafo
RESULTADO FINAL
1 – Valtteri Bottas – Mercedes – 1h28m08.743s
2 – Sebastian Vettel – Ferrari – 0.617s
3 – Kimi Raikkonen – Ferrari – 11.000s
4 – Lewis Hamilton – Mercedes – 36.320s
5 – Max Verstappen – Red Bull/Renault – 1m00.416s
6 – Sergio Perez – Force India/Mercedes – 1m26.788s
7 – Esteban Ocon – Force India/Mercedes – 1m35.004s
8 – Nico Hulkenberg – Renault – 1m36.188s
9 – Felipe Massa – Williams/Mercedes – 1 volta
10 – Carlos Sainz – Toro Rosso/Renault – 1 volta
11 – Lance Stroll – Williams/Mercedes – 1 volta
12 – Daniil Kvyat – Toro Rosso/Renault – 1 volta
13 – Kevin Magnussen – Haas/Ferrari – 1 volta
14 – Stoffel Vandoorne – McLaren/Honda – 1 volta
15 – Marcus Ericsson – Sauber/Ferrari – 1 volta
16 – Pascal Wehrlein – Sauber/Ferrari – 1 volta
17 – Daniel Ricciardo – Red Bull/Renault
18 – Romain Grosjean – Haas/Ferrari
19 – Fernando Alonso – McLaren/Honda
20 – Jolyon Palmer – Renault
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL PILOTOS
1 – Sebastian Vettel – 86 pontos
2 – Lewis Hamilton – 73
3 – Valtteri Bottas – 63
4 – Kimi Raikkonen – 49
5 – Max Verstappen – 35
6 – Daniel Ricciardo – 22
7 – Sergio Perez – 22
8 – Felipe Massa – 18
9 – Carlos Sainz – 11
10 – Esteban Ocon – 9
11 – Nico Hulkenberg – 6
12 – Romain Grosjean – 4
13 – Kevin Magnussen – 4
14 – Daniil Kvyat – 2
15 – Pascal Wehrlein – 0
16 – Lance Stroll – 0
17 – Antonio Giovinazzi – 0
18 – Jolyon Palmer – 0
19 – Stoffel Vandoorne – 0
20 – Fernando Alonso – 0
21 – Marcus Ericsson – 0
MUNDIAL DE CONSTRUTORES
1 – Mercedes – 136 pontos
2 – Ferrari – 135
3 – Red Bull/Renault – 57
4 – Force India/Mercedes – 31
5 – Williams/Mercedes – 18
6 – Toro Rosso/Renault – 13
7 – Haas/Ferrari – 8
8 – Renault – 6
9 – Sauber/Ferrari – 0
10 – McLaren/Honda – 0
PRÓXIMA CORRIDA
A próxima etapa será na ESPANHA em 14 de maio de 2017! Veja o calendário completo aqui!
GALERIA DE FOTOS
[envira-gallery id=”13529″]
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!