VEJA JÁ: FÓRMULA 1 – RESULTADO FINAL – GP da Rússia – 2017
E o resultado do treino classificatório deste sábado (29/04/2017), para nós que somos apaixonados por tudo isso, é muito importante! Pela emoção, pela saúde da F1 em geral, o feito da Ferrari nos trouxe uma esperança, uma chance de que o ano será realmente intenso! Hoje a Ferrari mostrou que, definitivamente, temos chance de uma disputa pelo título de pilotos e construtores ao longo de TODO o ano! Que não é apenas fogo de palha e que essa história de que calor, frio, calor e frio NÃO muda a presença da equipe na ponta e na disputa!
A suspeita de que a Mercedes estava escondendo o jogo nos treinos livres foi para a lua! Nada disso! Mesmo com Bottas sendo o mais rápido nas 2 primeiras etapas do treino, Vettel e Kimi deram as cartas na hora do vamos ver!
No Q3, nas primeiras tentativas a Ferrari já havia se posicionado no P1 com Kimi, seguido de Bottas e depois Vettel. Hamilton não conseguiu mesmo dar “aquela” volta até então! No final do treino, Vettel voou baixo e conquistou a sua primeira pole position em 2017. O alemão cravou 1min33.194 e deixou o companheiro em segundo, 0.059s atrás.
E assim meu amigo, primeira fila vermelha após quase 10 anos em jejum. A última pole de Vettel foi em Singapura 2015.
“Acho que foi ótimo. Fizemos um TL muito bom na sexta e neste sábado. O carro foi fantástico. Sendo assim, não temos surpresa no resultado de hoje! O fato é de que, se você se dá bem com o carro, você encontra o ritmo e sabe o que esperar. Sabíamos que seria muito apertado contra a Mercedes, poderia ter ido para o outro lado, mas estou muito feliz que fechamos a primeira fila para a equipe” – Comenta Vettel
Já Kimi Raikkonen, mostra a satisfação da primeira fila, mas mantém os pés no chão:
“Tem sido um fim de semana muito bom. Estamos mais satisfeitos com o carro, com os ajustes. A primeira fila foi ótima para a equipe, obviamente eu prefiro estar na frente, mas esta não é uma pista fácil para obter uma boa volta. Estou feliz em ter o segundo lugar, é muito melhor que tenha sido agora este ano. Mas é só classificação, amanhã é o dia em que conseguimos pontos e temos de fazer um bom trabalho. Espero que possamos fazer uma boa largada e ver o que acontece” – Kimi
Bottas também não conseguiu melhorar na última tentativa e Luizinho, que já tinha perdido a 1ª tentativa se enrolando com Hulkenberg, até melhorou na último stint, mas nada suficiente para derrubar o domínio da Ferrari. Pela primeira vez após 18 etapas a Mercedes não largará na pole.
“Acho que podemos ver que a Ferrari foi mais veloz hoje. Ficamos perto no final, mas não o suficiente. Eles vêm tendo vantagem durante todo o fim de semana e conseguiram extrair mais dos pneus. Parecem muito fortes aqui e como vimos até agora neste ano, a Ferrari tem um bom ritmo de corrida e esperamos que isso continue amanhã. Conseguimos uma melhoria em relação a ontem, mas não foi suficiente. Amanhã é o que conta e largar na segunda fila ainda não é ruim. Há um longo trecho antes da curva 2 e bastante vácuo. A Ferrari está na frente hoje, mas espero que não amanhã” – Bottas, assumindo que a Ferrari é a mais rápida até então.
Já Hamilton, pontua o que pode ter dado errado, demonstra força e espera que o domingo seja diferente:
“Simplesmente não fui rápido o suficiente hoje. Enfrentei dificuldades com o equilíbrio durante o fim de semana inteiro e tem sido difícil utilizar bem os pneus. Vamos analisar tudo esta noite e tentar melhorar. A Ferrari fez um ótimo trabalho. Eles parecem velozes em ritmo de corrida e meus trechos longos não foram bons ontem, então vai ser muito difícil. Mas daremos o nosso máximo. Temos uma corrida pela frente amanhã e não faz sentido ficar chateado. Vamos canalizar energia positiva e espero que o domingo seja melhor” – Luizinho
E aí chegamos no resto do resto! Quem levou a melhor na “categoria 2” foi Ricciardo, já a meio segundo atrás de Hamilton. Felipe Massa até fez mágica e deixou Max Verstappen para trás. Depois temos Hulkenberg, seguido de Sergio Perez e Esteban Ocon em ótima posição pessoal e uma marca razoável para a Force India, que coloca os 2 pilotos no Q3 pela primeira vez no ano.
RESULTADO – GRID DE LARGADA
DISPUTA DE GRID – 2017
Após 4 treinos classificatórios, segue a disputa interna das equipes:
Mercedes – Lewis Hamilton 2 x 2 Valtteri Bottas
Ferrari – Sebastian Vettel 4 x 0 Kimi Raikkonen
Williams– Felipe Massa 4 x 0 Lance Stroll
Red Bull – Daniel Ricciardo 3 x 1 Max Verstappen
McLaren– Fernando Alonso 4 x 0 Stoffel Vandoorne
Renault – Nico Hulkenberg 4 x 0 Jolyon Palmer
Sauber – Marcus Ericsson 0 x 2 Pascal Wehrlein
Force India – Sergio Perez 3 x 1 Esteban Ocon
Toro Rosso – Carlos Sainz Jr 2 x 2 Daniil Kvyat
Haas – Romain Grosjean 2 x 2 Kevin Magnussen
CORRIDA
A corrida válida pela 4ª etapa do Mundial de Fórmula 1 será transmitida pela REDE GLOBO às 09:00 (horário de Brasília). Veja a programação completa da TV aqui!
GALERIA DE FOTOS
[envira-gallery id=”13529″]
VEJA TAMBÉM
- FÓRMULA 1 – Programação, Horários e Transmissão – GP da Rússia – 2017
- FÓRMULA 1 – Resultados dos treinos livres – GP da Rússia – 2017
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!