E chegamos ao “início” da temporada 2017 da Fórmula Truck! Com certeza em um contexto e situação que nunca desejaríamos! Antes de falar da 1º Etapa que ocorrerá neste próximo final de semana (17/03 a 19/03), como está a fórmula dos pesos pesados? Fim da linha ou conseguirá continuar?
A alguns dias, uma notícia da associação de equipes e pilotos (composta por 9 equipes) anunciou a sua retirada da categoria. E com elas, obviamente, seus pilotos! Ao todo são 20 caminhões e entre eles pilotos de peso (incluindo o campeão 2016). Veja parte do comunicado divulgado:
“O grupo formado por nove equipes e seus respectivos pilotos que participaram do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em 2016, comunica que seus integrantes não participarão do certame de 2017, em virtude de conflito de ideais que vem norteando a categoria nas últimas temporadas, como falta de diálogo entre organização e equipes, incerteza de chancela do evento pelo órgão competente e falta de calendário prévio (anunciados apenas na segunda quinzena de fevereiro). Com o intuito de manter a saúde financeira de dezenas de profissionais empregados nas equipes associadas, a credibilidade dos proprietários e pilotos dos referidos times junto aos seus parceiros comerciais e ao público, e buscando soluções viáveis nas áreas organizacional, logística, comercial, financeira, técnica e desportiva, visando a solidez dos eventos de competições de caminhões, brevemente a recém-formada Associação irá anunciar os seus planos para este ano”
As equipes que compõem a associação são: RM Competições, DF Motorsport, RVR Motorsports, Muffatão Racing, Dakar Motors, Fábio Fogaça Motorsports, Original Reis, Lucar Motorsports e Clay Truck Racing.
Já os pilotos que não estarão mais nas pistas pela Truck: Felipe Giaffone, Renato Martins, Roberval Andrade, Leandro Totti, Beto Monteiro, Djalma Fogaça, Adalberto Jardim, Pedro Muffato, David Muffato, Débora Rodrigues, André Marques, Fábio Fogaça, José Maria Reis, Leandro Reis, Diogo Pachenki, Régis Boéssio, Luis Lopes, Alex Fabiano, João Maistro e Jaidson Zini.
NOVA CATEGORIA?
Nesta quinta-feira (16/03) a Débora Rodrigues publicou o vídeo abaixo em sua timeline do Facebook! Com promessa para MAIO, fica claro que não se trata da Fórmula Truck da D. Neusa. Confira:
Mas mesmo assim, a Fórmula Truck afirma que será a única categoria de pesos pesados do país! Em matéria no seu site oficial, a categoria sugere que recebeu a garantia da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) que continua a ser a única categoria de caminhões no Brasil. A organização destaca também que desde a sua fundação, a categoria oferece vantagens enormes aos pilotos e equipes, sendo (gratuitamente), pneus, diesel e lubrificante. A presidente da categoria diz não entender, em virtude destas e outras vantagens, o motivo da insatisfação dos diversos pilotos:
“Por tudo isso não entendemos a insatisfação de alguns pilotos e equipes. Sabemos que vamos perder com a saída de alguns nomes, mas a Fórmula Truck é uma categoria que vai continuar a seguir seu caminho com pilotos que continuam e com novos pilotos e novas equipes que já surgiram e outras que surgirão com a saída oficial de algumas equipes”
E ainda, mesmo com diversos pilotos (principalmente Giaffone) falando a quem queira escutar, sobre os diversos problemas da categoria, a presidente da Truck sugere que a saída de tantos pilotos e equipes se resume à crise financeira do país:
“A Fórmula Truck lamenta a situação econômica do País, algo que afetou demais o setor do automobilismo que é o segmento em que atua, mas infelizmente não podemos fazer nada diante dessa situação do Brasil”
Talvez tenha um momento em que se torna necessário abrir os olhos, o coração e os ouvidos para novos contextos! Precisamos evoluir, mudar e escutando outras partes, pode ajudar! Mas quem sou eu? Mero apaixonado por automobilismo e que escreve algumas besteiras com alguma frequência!
Aqui um vídeo da Débora Rodrigues, na coletiva em Tarumã/2016, com sábias palavras a respeito do que está acontecendo! Não é culpa só da Neusa, assim como não é culpa apenas de piloto, é o todo! Faltou coração e mente aberta nos 2 lados:
LISTA DE PILOTOS 2017
E a tão esperada lista de pilotos não saiu. Promessa pra o dia X, dia Y, dia 11/03, dia 14/03 e até agora (17/03) NADA! Acho que saberemos mesmo quando os caminhões alinharem no GRID dia 19/03! (Atualização às 19:00 de 17/03 – Apareceu no site a relação de 7 pilotos – Veja aqui!)
É por essa e outras que a categoria chegou ao ponto que chegou! Falta muito, muito mesmo para que voltem a ser o que vimos nos últimos anos! Em suas redes sociais, a Truck divulgou alguns NOVOS pilotos (exceto os experientes da ABF Mercedes Benz):
[envira-gallery id=”12564″]
A equipe ABF Mercedes Benz confirma a participação na categoria, além dos pilotos Paulo Salustiano e Wellington Cirino. Pelo que foi apresentado até agora em relação à composição do grid, grandes chances dos 2 disputarem o título em todas as etapas!
Sai uma mulher, a fantástica Débora Rodrigues, e entram 2: Carolina Cánepa e Cristina Rosito, que pilotarão caminhões da Volvo. Carolina é uruguaia e irá pilotar o bruto #41. Já Cristina Rosito, que já correu na Truck, hoje é a atual campeã brasileira de Supermoto e está animada: “Estou muito feliz com meu retorno à Fórmula Truck. Espero que a galera venha em peso prestigiar esse grande evento”
Outro novato é Witold Ramasauskas da equipe Bravus Brasil Racing Team. O piloto tem 29 anos e irá pilotar um Mercedes Bicudo #13. Witold corre desde os 14 anos e já passou pela GT (FARA), Campeonato Paulista de Kart e outras categorias.
Alan Chanoski, que já participou de Ralis, Stock Light e Stock Car, irá dirigir o Iveco #37.
[envira-gallery id=”12565″]
Outro confirmado pela Truck é Duda Bana que já teve passagem por várias categorias do automobilismo brasileiro e pelo kart. O piloto já correu com um protótipo no Campeonato Brasileiro de Endurance, na Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, no Brasileiro de Turismo e na Copa Montana. Duda correu na Truck em uma etapa em 2016 e se apaixonou! Em 2017 correrá pela HB Motorsport e com o Ford #47: “Conheci o caminhão na etapa final de Londrina. Gostei e agora acertei para correr o ano inteiro. É bem diferente pilotar um carro e um caminhão. Tem o peso, a freada, o contorno das curvas e a turbina. Apesar de eu já ter andado com motores turbo, a resposta do diesel é diferente. Será uma temporada de aprendizado. Tudo bem novo”
Da turma de 2016, quem também parece ter confirmado a participação em 2017 é Joel Mendes Junior. O piloto estreou em 2016 e recebeu o prêmio de piloto revelação devido as várias provas entre os 10 primeiros. O feito fica anda mais marcante se levarmos em consideração que correu na equipe de menor orçamento do ano. Com isso recebeu o convite da Scania e representará a montadora em 2017!
Enfim, é uma NOVA Fórmula Truck, renovada, reiniciada! Se isso é bom ou ruim, veremos a partir deste final de semana – 19/03/2017 no Velopark/RS. É literalmente pagar para ver galera!
Apenas gostaria muito que tudo isso se resolvesse! Sou um fã eterno da Truck, desde os tempos do grande Aurélio! É disparada uma das mais divertidas categorias e que MOVE um mundo de pessoas para os autódromos! Não tem mimimi, a galera faz até churrasco nas arquibancadas, visitação de boxes fantástica e muito mais! Pena mesmo a situação atual da categoria! #torcendomuito
PROGRAMAÇÃO e HORÁRIOS
Não conseguimos nada da programação! Me assusta a falta de informação e espero estar errado, mas ainda estou DUVIDANDO da etapa no Velopark neste 19/03/2017. No Youtube, canal oficial, temos vídeos com chamadas para o URUGUAI em 09/04, mas nada sobre VELOPARK em 19/03. Ao menos no Instagram Oficial temos um teaser do Velopark! Vamos aguardar!
TRANSMISSÃO
No site oficial da categoria é informado sobre a transmissão ao vivo pela Band a partir das 13:00 do domingo 19/03/2017. MAS… POREM… no site oficial da BAND não consta na programação a etapa da Truck e sim da INDY (Reprise de St. Petersburg???). Ehhhh laiá… mais uma vez a informação é o grande problema!
“Um Goiano, acolhido por Mineiros e apaixonado pela família e por esse SUL maravilhoso. Maluco e apaixonado por automobilismo (Fórmula 1, Stock Car, Turismo e as demais), o que não quer dizer especialista!” – Marcelo é o idealizador e um dos colunistas do Tomada de Tempo!